Sobre


CHICO DO VALE POR LUCILIA NEVES

Chico do Vale:

Artista das imagens, Das orquídeas e das flores em cores várias, em formas detalhadas, em profusão de odores, que nos visitam através da imaginação pelas fotos estimulada.

A fotografia de Francisco:

Olhar da fina sensibilidade do artista a registrar semblantes, a perpetuar momentos singulares, a criar polissemia no diálogo das lentes com o olhar, com os olhares. Com a visão do belo.

O belo e a fotografia de Chico:

Cores, formas, luminosidades, registros da vida, profundidades, símbolos, signos de um tempo. Visões do mundo, das vastidões, das profundidades, das densidades, da simplicidade. Fotografias e viagens.

Viajar no encanto das fotografias de Francisco:

Força maior da arte a possibilitar o encontro com semblantes nunca antes vistos, anônimos, plenos de humanidade. Viajar por paisagens e cenários que trazem a força e a estética da natureza. Viajar, olhar, sentir. Ficar maravilhado.

O olhar de Chico do Vale e a magia da vida:

Fotos que reproduzem realidades. Que traduzem a força da transcendência, da espiritualidade. Luz! Muita Luz! Fotos que clareiam a alma e tem a magia de tornar melhores as pessoas que as contemplam, pois que ficam sensibilizadas. Ou melhor, encantadas.

(LUCÍLIA DE ALMEIDA NEVES DELGADO)

Fotógrafo

Chico do Vale


Sou naturual de Itumirim, Minas Gerais – Brasil.   Formado em Engenharia Agronômica, na UFLA, antiga ESAL, Lavras MG, em 1974, fiz mestrado e doutorado em Fitopatologia na Universidade Federal de Viçosa, onde sou professor desde 1987. Fui pesquisador da EMBRAPA, de 1975 a 1987. Fiz pós-doutorado em Epidemiologia de Doenças de Plantas, em Giessen –  Alemanha, em 1985, na Califórnia – EUA, em 1992, e na Nova Zelândia, em 2003. Sou casado com Sõnia Leite e pai de três filhos, Juliana, Marcelo e Jaqueline. 

Meu interesse pela fotografia vem desde os meus tempos de graduação quando possuía uma Olympus Trip e sempre registrava os eventos da nossa turma. Há cerca de 30 anos, interessei-me pelas orquídeas e comecei a cultivar e fotografá-las.

Atualmente, depois que me aposentei como professor na UFV,  tenho me dedicado mais à fotografia como hobbie e meus temas preferidos são natureza (paisagens, pássaros, orquídeas e flores em geral), P&B, retratos, viagens e fotos do meu cotidiano.